terça-feira, 27 de abril de 2010

CURSO-FOMAÇAO PELA ESCOLA

Cursistas:
MARIA LUCICLEIDE MARINHO DA COSTA
MARIA MITHIÊ DE MORAES LOPE
MERABE SANTOS DE MORAES

1-INTRODUÇÃO


O governo do município prioriza a educação, bem como apóia e incentiva projetos que viabilizam a mesma. O apoio do FNDE é primordial para o avanço em todo área educacional, através de seus programas o FNDE visa garantir uma educação de qualidade.
Nosso município é contemplado com vários programas, mas escolhemos abordar o Pnae (Programa Nacional de alimentação escolar), ou seja, iremos falar da merenda escolar de nosso município, seus sucessos e também sua problemática.
O governo municipal faz a distribuição de uma merenda escolar de qualidade que atende as necessidades nutricionais dos estudantes, porém existem falhas na seqüência de entregas, pois mesmo se esforçando, fazendo um trabalho de acompanhamento e de assistência escolar de qualidade, raramente consegue fazer uma entrega antes que a remeça anterior da escola acabe. E acaba faltando merenda mesmo que, em um curto período de tempo, o que é significativo e se torna um problema educacional. Sem alimentação escolar, a maioria das crianças não consegue se concentrar, e não aprendem o que lhes é transmitido. O grande responsável por este problema é o governo, pois o Pnae – programa nacional de alimentação escolar; atualmente repassa através da união o valor de R$ 0,22 por estudante para a educação infantil e para o ensino fundamental, o que é muito pouco. Para as escolas indígenas e as localizadas em comunidades quilombolas o valor é R$ 0,44. Esse repasse é realizado de acordo com o censo do ano anterior o que dificulta, pois na maioria das vezes o numero de alunos aumenta a cada ano.sabemos que o objetivo do FNDE é executar programa e ações para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos. O Pnae é uma destes programas que funciona como suplemento, porém cabe aos municípios prover uma alimentação escolar de qualidade através de um complemento significativo.

2-ANÁLISE DOS DADOS


Compreendemos que estes dois problemas são persistentes não apenas em nosso município, mas também nos demais.
Conversamos com alguns gestores e a problemática é a mesma apresentada neste texto, porém através de discussões com conselheiros, pessoas da comunidade e técnicos responsáveis pela alimentação escolar municipal todos concordaram que o governo municipal objetiva o melhor para seus estudantes e para seus munícipes, mas esbarra em problemas que dependem de outra instancias.


3- PROPOSTA DE SOLUÇÃO;

Uma das propostas, sugerida pelos educadores, pais e estudantes e equipe gestora e conselhos escolares que conversamos, seria o adiantamento das licitações; que traria mais agilidade na compra da merenda e conseqüentemente na sua distribuição. Outra, sem dúvida seria o acréscimo dos recursos da união, pois com a quantia que é enviada no momento para os municípios, fica inviável a compra seqüenciada de uma singela merenda, quanto mais, de uma merenda de qualidade. É necessário que façamos algo para que esta realidade mude, não é justo que o governo fale em desenvolvimento educacional e não se lembre que é de suma importância a merenda escolar, e o que é pior, queira que os municípios forneçam uma alimentação de qualidade, que atenda as necessidades nutricionais com apenas 0,22, o que não dá para comprar ao menos um salgadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário