terça-feira, 27 de abril de 2010

MÔDULO: COMPETÊNCIAS BÁSICAS
ATIVIDADE FINAL
PROBLEMAS EDUCACIONAIS
DÉFICIT DE ATENÇÃO: UM PROBLEMA DE APREDIZAGEM


A aprendizagem é o ato ou efeito de tomar conhecimento, de tornar-se capaz de algo, graças a estudos, observação e experiências. Na busca de uma aprendizagem capaz de corresponder às expectativas de pais e professores e de uma resposta positiva a todos os estímulos feitos em sala de aula, o professor se depara com alguns estudantes que chamam sua atenção pelos traços revelados no seu comportamento: o estudante passa a impressão que vive no mundo da lua ou que não tem motivação para nada, outros, porém, mostram-se impacientes, falam muito, não conseguem ficar parados e sentados por muito tempo, podem ser líderes ou ainda rejeitados pelo grupo. Muitos estudantes mostram problemas de violência, atraso no desenvolvimento cognitivo, depressão infantis, alterações emocionais como: bloqueios, fobias, ansiedades e etc.; A essas características comportamentais, os estudiosos (especialistas) chamam de "Déficit de Atenção" e como conseqüência pedagógica, este educando representa uma ineficiência que se reflete na dificuldade de organização e orientação, leitura deficiente com uma acentuada incapacidade para interpretar textos, falta de atenção para detalhes de formas e posições e falha no funcionamento produtivo das tarefas. O aluno com Déficit de Atenção não consegue render de acordo com a sua real capacidade, apresentando uma discrepância entre sua inteligência e sua produtividade acadêmica, seu desempenho está sempre aquém do seu verdadeiro potencial, gerando na criança auto-estima pobre, fazendo-o sentir-se insuficiente e incapaz com um sentimento de fracasso. Com a pretensão de sanar e/ou minimizar o problema do Déficit, deve-se aprofundar uma investigação que forneça subsídios para auxiliar o trabalho complexo que se estende desde o processo de caracterização, historicidade, prevalência, etiologia e evolução até as implicações educacionais, propor estratégias capazes de promover uma adaptação do professor, seu método e estilo de ensinar, de forma a habilitá-lo a trabalhar de acordo com as necessidades da criança, sejam estas escolares, emocionais e/ou sociais e também fazer os encaminhamentos necessários às várias possibilidades de intervenção que pode envolver uma equipe multidisciplinar (psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, médicos, pais, professores e a própria criança) cada profissional desenvolvendo seu papel com seu grau de importância. Os problemas de aprendizagem são os mais variados, porque o processo de aprendizagem resulta de estimulação que a criança recebe em seu lar e passa pelo decorrer da vida. A educação infantil depende muito do fator emocional em que a criança se encontra, pois em sala de aula muitas vezes ela retrata tudo o que está vivendo, seja uma simples distração na aula através de brincadeiras, ou um problema mais sério que envolva a sua vida, como por exemplo: separação dos pais; falta de carinho em casa e etc.; Enfim, com um acompanhamento de qualidade, o estudante poderá atingir o nível de aprendizagem desejável para torna-se um cidadão consciente de seus direitos e deveres e tem um futuro digno de um ser humano.

PROPOSTAS E SOLUÇÕES

*Apóio familiar:
*Acompanhamento com:
-Psicólogo
-Psicopedagogo
-Fonoaudiólogo
-Médicos
-Professores
-Secretaria de Ação Social
-Conselho Tutelar e/ou Ministério Público.


MÁRCIA MARIA GALVÃO PEREIRA

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