segunda-feira, 26 de abril de 2010

Formação pela Escola – FNDE
São Bento do Una – PE
Claudiana Tavares Freitas, Maria do Socorro Asevedo de Almeida
Tutora: Adriana Kelly

São Bento do Una, 23 de abril de 2004

Atividade final

A Educação do Município tem dado passos largos em busca de melhorias. Há hoje no município programas oferecidos pelo MEC-FNDE, que vem sendo implantados na busca de melhores resultados. Apesar da oferta a demanda ainda é grande, é preciso que se faça algo a mais para obtermos melhores resultados.
Os professores da Escola Ivete Cordeiro Valença, nas reuniões pedagógicas têm colocado como necessidade profissional um curso de formação continuada, onde possam estar ampliando e atualizando as diretrizes que regem toda ação pedagógica em sala de aula. O MEC tem oferecido em parceria com o Município um suporte em materiais através dos programas PNLD, PNBE e PDDE, assim como também cursos de formação continuada como o Gestar I e II, por exemplo. Mas este só contempla a realidade na escola Ivete Cordeiro Valença dos professores do 1º ao 5º ano, e em apenas de duas área:Língua Portuguesa e Matemática. Considerando que, a referida escola atende também a modalidade de Educação Infantil com crianças de cinco anos de idade, há uma grande carência em relação a cursos de formação continuada para estes profissionais, esta não é apenas uma realidade da escola Ivete Cordeiro Valença, pois em uma pesquisa realizada com outras escolas, inclusive a creche Irene Mota foi possível constatar a carência nesta modalidade.
O artigo 29 da lei nº 9.394 da LDB, reza que a primeira etapa da educação básica é a educação infantil, enfatizando o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Podemos dizer então, que ela é a base de todo um processo educacional, e sendo a base se faz necessário um olhar criterioso no que diz respeito a formação continuada daqueles que atuam nesta modalidade de ensino.
Quando se fala em Política Educacional entende-se busca de melhorias, nessa perspectiva a valorização da modalidade da Educação Infantil deve estar pautada como prioridade na Política Educacional do município no que se refere a qualidade do ensino, e para que este ensino tenha qualidade se faz necessário formação para estes profissionais.

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