quinta-feira, 22 de abril de 2010


Fundamentando o nome do Blog

Em tempos de tantas incertezas no cenário mundial, o clamor pela cidadania parece urgir cada vez mais forte. Segundo uma definição clássica, cidadania é uma relação, não uma coisa que um possa ter e outro não. Dentro desta identificação,só nos resta a conclusão de que o exercício da cidadania é construído coletivamente, superando qualquer ação ou movimento que se reproduza isoladamente.

O despertar da cidadania é um dos mais importantes momentos da vida de qualquer sujeito, independente da idade.Exercemos a cidadania quando a noção de direitos e deveres ultrapassa meros interesses individuais e, com isso uma nova visão de mundo surge e faz toda diferença.

Essa diferença acontece na medida em que tomamos conhecimento e usamos esse conhecimento para sermos agentes transformadores. E para agirmos como cidadãos é preciso vontade de aprender, de atualizar-se, de dar abertura para novas concepções, conceitos e atitudes.

Diante disso é importante fazer referência aos cursos de formação continuada, especialmente quando eles cumprem um papel transformador. É assim o FORMAÇÃO PELA ESCOLA - Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE.Um Programa de Formação que tem feito a diferença,despertando a consciência de todos os cidadãos para que de fato exerçam o pleno exercício da cidadania.

Adriana Kelly

Tutora Municipal do Formação pela Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário