segunda-feira, 26 de abril de 2010

Módulo: Competências Básicas
Atividade final
Cursista: Maria das Graças de Carvalho Bezerra
Tutora: Adriana Kelly

“Causas “e Conseqüências da Evasão Escolar no Ensino de Jovens e Adultos na Escola Municipal” Cônego João Rodrigues de Melo”. -São Bento do Una/PE

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa com alunos da EJA, objetivando, obter uma visão a respeito da evasão escolar na Modalidade de ensino para jovens e adultos, compreendendo os problemas de causa e de abandono escolar na referente Escola em todas as fases (1ª à 4ª fase)
Entre os fatores preocupantes dos alunos entrevistados destacou-se a preocupação com filhos desempregados, doenças e outros. Isto nos mostra claramente o aspecto social afetando a vida do estudante e, portanto levando-o a desistência por não conseguir manter-se totalmente centrado em suas aulas. Isto faz com que se tornem sem estimulo. Segundo Ester Grossi e Moacir Gadote, a realidade dos que abandonam a escola o fazem por diversos fatores, de ordem social, econômica principalmente, e que em geral, extrapolam as paredes da sala de aula e ultrapassam os muros da escola. Deixam as escolas para trabalhar. Deixam as escolas porque os horários e as exigências são incompatíveis com as responsabilidades que se viram obrigados a assumir. Deixam a escola sobre tudo, porque não consideram que a formação escolar seja tão relevante que justifique enfrentar toda essa gama de obstáculos a sua permanência escolar.
Alfabetização de jovens e adultos, não é só o domínio dos códigos lingüísticos, é mais do que codificar e decodificar; é prepará-los para o mundo. Por isso é preciso rever alguns pontos deste sistema de ensino para jovens e adultos que necessita de uma auta avaliação tanto entre as metodologias aplicadas, como também os motivos que estão contribuindo pra o crescimento da repetência e evasão escolar.
O Próprio Paulo Freire entendia tratar-se de uma teoria de conhecimento do que de uma metodologia de ensino, muito mais em método de ensinar.
Eis aí um princípio essencial: tem que partir da conscientização, jamais se pode separar da realidade ou dos fatos vividos pelos estudantes. Os princípios importantes no trabalho com jovens e adultos devem estar conectados com a experiência vivida por eles, através dos temas de maior relevância social e política vividos pelos brasileiros, utilizando conteúdos que despertem a cada um o prazer de estar na sala de aula ou que motivos os fazem permanecerem na escola com utilização de uma linguagem simples.
Temos que reverter este quadro de desestruturação formal, se torna um problema de responsabilidade de toda a nação, que só qualificar os educadores, não é o suficiente pois é necessário que se faça uma política econômica que se possa ingressar cada cidadão no campo de trabalho, pois a baixa estima destes jovens e adultos é um dos pontos mais negativos na história da vida de cada um.
A escola para muitos não tem sentido, pois já sofrem muito e sente excluídos da sociedade, sem perspectivas de vida futura.

Diagnóstico da pesquisa aplicada com alunos da EJA: causas e conseqüências da evasão escolar

Através das análises e dos dados estatísticos emitidos pelos estudantes registrei o relato de cada um referente às causas de evasão escolar nesta rede de ensino municipal.
Como resposta obtive cinco estudantes 1,2,3,4,5, que relataram as causas e conseqüências da evasão escolar:
Estudante “1”Sala de aula com número excessivo de alunos, impossibilitando o atendimento individual do professor para aqueles que precisa de mais atenção.
Estudante “2” Aulas mais criativas a fim de prender a atenção do aluno.
Estudante “3” Material escolar totalmente descontextualizado do dia-a-dia de cada um.
Estudante “4” Estrutura física da escola: falta de iluminação e ventilação nas salas de aula.
Estudante “5” A escola não prepara os alunos para o atual mercado de trabalho.
Sabemos que os motivos da evasão escolar não está somente atribuído a estas causas, mas que os fatores didáticos e pedagógicos tem deixados os estudantes desestimulados e com baixa estima.
Algumas das conseqüências que contribuem para a evasão escolar:
É um problema sócio-cultural, histórico e econômico, mais a escola também possui uma parcela de culpa através dos métodos inadequados.
É um problema político e econômico, e que os alunos não tem força de vontade de aprender e que os desajustes familiares contribui para desmotivação do estudante na freqüência escolar.
Que o poder político municipal ajudasse os estudantes através de bolsas de estudos, seria uma forma de incentivar o estudante a permanecer na escola.
Ideias de professores a respeito das causas enfrentadas por eles dentro do processo de aprendizagem
• A maior das dificuldades é a falta de freqüência dos alunos, e as diferenças de idade nos níveis de ensino, ocorrendo choque de ideias ,pensamentos e comportamentos.
• A necessidade de suprir suas carências imediatas com o subemprego.
• A descredibilidade da escola como caminho para a ascensão social.
• Falta de democracia na escola e principalmente a falta de autonomia escolar.
• União sobre o corpo docente e discente que falem a mesma língua.
• Abraçar os problemas da escola sem olhar o partido de quem se dispunham a ajudar.
• Que haja espírito participativo democrático.
• Melhoria salarial aos profissionais de educação.
• Formação continuada para os professores.

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