segunda-feira, 26 de abril de 2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO BENTO DO UNA
TUTORA: Adriana Kelly


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE


MÓDULO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS


SIMONE DE FARIAS VELOSO
DIOGO CAVALCANTE GOMES
CÁTIA SUELANE C. CORDEIRO COÊLHO


ABRIL/2010
Atividade final

1. INTRODUÇÃO

Através das políticas públicas nacionais de educação, o governo federal tem se preocupado com a educação básica do país, promovendo a implantação de programas para garantir uma educação de qualidade para todo cidadão. Assim, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), vem executando ações para desenvolver e melhorar a Educação. Em São Bento do Una o mesmo atua com os seguintes programas: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Programa do Livro (PLI); Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) e Programa Brasil Alfabetizado (Bralf).
A lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96 de 20 de dezembro, em seu art. 11, inciso VI, diz que aos municípios incumbir-se-ão assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Na área rural do município de São Bento do Una, região que abrange as comunidades de Armazém, Açude Novo, Gama, Calunga, Passagem, Tapera, Campo Limpo, e a PE 180 que liga Belo Jardim a São Bento do Una, também usada para transportar nossos estudantes é notória a precariedade, que devido as vias de acesso se faz necessário o uso de veículos de carroceria aberta, os estudantes que se deslocam para a cidade são transportados em ônibus, alguns deles em condições precárias. A dificuldade se torna ainda maior no período chuvoso visto que as condições das estradas que dão acesso ficam intransitáveis, formando atoleiros, quando não crateras enormes na estrada. A escola Municipal Professor Roberto Magalhães por ser nucleada e recebe estudantes das três primeiras áreas anteriormente citadas e a Escola Municipal Manoel Rodrigues Arcoverde das outras áreas.

Gama














Passagem






PE 180









2. ANÁLISE DE DADOS

As informações foram obtidas através de observações e coletas de dados.
No município de São Bento do Una hoje existem 68 escolas da rede pública sendo: 63 do município e 5 estaduais, desse total são assistidas com transportes escolares 24; 19 municipais e as 5 estaduais, com parcial de 10.709 estudantes da rede municipal desses 2.469 utilizam os transportes oferecidos e estaduais 3.200 estudantes, 1.240 usam o transporte. Com um total de 87 linhas abrangendo o espaço rural e o urbano.

3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO

Diante da demanda de linhas que são utilizadas pela rede pública de ensino, o governo tanto municipal quanto estadual deve ter um olhar mais detalhado para dar assistência às localidades onde as vias de acesso são bastante problemáticas com relação ao transporte escolar, alem de intervenção na qualidade do transporte que são oferecidos a esse serviço. Segue algumas propostas de soluções:
• Melhorias das vicinais;
• Manutenção dos transportes escolares;
• Fiscalização tanto das estradas como dos transportes para bem servir aos nossos estudantes.

Um comentário:

  1. "FICO FELIZ EM PODER PARTICIPAR DESTA TÃO IMPORTANTE E ESCLARECEDORA FORMAÇÃO"
    SIMONE

    ResponderExcluir