quarta-feira, 16 de junho de 2010

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO JOSÉ DE SANTANA
Programa: Formação Pela Escola
Módulo: Competências Básicas
Tutora: Adriana Kelly Moraes Cavalcanti


Atividade Conclusiva


Maria Edione Santana Oliveira
Sitio Tamanduá – São Bento do Una - PE
Março/ Abril -2010

ATIVIDADE CONCLUSIVA

Geralmente as situações-problema são reflexos e ou consequências de algo que se deixou de ser realizado. No que se refere aos problemas educacionais nessa comunidade, destaca-se a falta de estrutura física que é inadequada para um ambiente propício à aprendizagem, obtendo como consequência um desempenho insatisfatório dos estudantes.
A Escola é atendida com o Programa Nacional Biblioteca na Escola, porém não há um espaço para exposição das obras literárias recebidas pelo programa, impossibilitando a vivência do Projeto de incentivo à leitura que foi criado como intervenção na correção do déficit de leitura, compreensão e escrita.
No ano 2004, a Escola foi atendida pelo programa de Adequação de Prédios Escolares (PAPE) o qual não era direcionado as necessidades de reforma e ampliação que se necessita para oferecer o mínimo de condições que exige os padrões educacionais para uma escola efetiva.
Foram solicitados dados através de depoimento do Secretário de Educação do Município
( via telefone), no que se refere aos programas que atendem as necessidades citadas
( ampliação reforma) o mesmo informou que um dos programas é o Plano de Ações Articuladas( PAC), a verba é oriunda de recursos próprios e do FNDE /MEC e o critério de atendimento dar-se pela emergência da escola.
O que não ficou claro foi o processo para os critérios de atendimento as reformas e ampliação.Será que uma escola que não tem nenhuma segurança, falta de muro, turmas que estudam expostas ao vento, poeira, chuva falta de privacidade, espaço físico entre outras urgências, não se enquadram dentro dos padrões dessa seleção, já que faz mais de sete (07) anos que houve uma reforma?
Considerando os resultados apresentados pela escola ( apesar da infra-estrutura de péssima qualidade), sugere-se que os gestores considerem os critérios das escolas pela estrutura física; qualidade do trabalho oferecido; o zelo pelo patrimônio público, o efeito da educação oferecida dentre outros fatores que elevam a escola no seu papel de instituição formadora de pessoas para o exercício da cidadania.

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