quarta-feira, 16 de junho de 2010

MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS
Eliane Maria

INTRODUÇÃO:

Ao estudar o módulo Competências Básicas,percebi a importância do conteúdo,na prática
do funcionário público de moldo geral e acredito ser de extrema necessidade para os trabalhadores em Educação, já que essa prática necessita caminhar atrelada à todas as áreas de conhecimento e constante ação com todos os Programas do FNDE. Nesse contexto, considero louvável as ações do atual Governo nos campos diversos,através das políticas públicas. Quais, possibilita o indivíduo a viver a sua cidadania.

DIFICULDADES ENCONTRADAS:
Fonte de informações referente a prestação de contas do Município.
PROGRAMAS DO FNDE NO MUNICÍPIO:(PLI),Programa Nacional do Livro
Didádico(PNLD),Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e
Adultos(PNLA),Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE),Programa de Transporte
Escolar(PTE),Programa Nacional Biblioteca na Escola PNBE), :o Programa Nacional de Apoio ao
Transporte do Escolar e o Programa Caminho da Escola. Quanto aos Programas Nacional doLivro Didático para o Ensino Médio(PNLEM),Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio(PNBEM), O Município é beneficiado através das Escolas do
São Bento do uma é o meu Munícipio e nele o FNDE atua através dos seguintes Programas:
Programa Nacional de Alimentação Escolar(Pnae),Programas do Livro(PLI),Programa Nacional do Livro Didádico(PNLD),Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e
Adultos(PNLA),Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE),Programa de Transporte
Escolar(PTE),Programa Nacional Biblioteca na Escola PNBE), o Programa Nacional de Apoio ao
Transporte do Escolar e o Programa Caminho da Escola. Quanto aos Programas Nacional doLivro Didático para o Ensino Médio(PNLEM),Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio(PNBEM),Escola Aberta, o Município é beneficiado através das Escolas do
Estado.

SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Apezar do Municipio contar com o Programa de Apoio ao Transporte Escolar(PNATE) e o
Programa Caminho da Escola, com uma demanda de 87 linhas para Transporte Escolar e atender a 19 Escolas, num universo de 63 Entidades Municipais, beneficiando ao número de 2.469 estudantes e também trabalhar em parceria com as 05 Escolas do Estado com o número de 1240 alunos. É detectado como situação problemática, a lentidão no proceso licitatório,para aquisição de novas e necessárias linhas de transporte escolar. O efeito negativo de tal lentidão, causa deseperança nos estudantes,quais procuram de maneira emergencial o transporte e migram para os municipios de fronteira. As consequências são diversas,dentre elas, a prática do assistencialismo pelo Poder da política partidária à familia do estudante transferido em troca da transferência do título de eleitor,para o município fronteira.Percebese que a referida conduta,trabalha gradativamente o homem à corrupção.

PROPOSTA DE SOLUÇÃO:

A partir da grave situação levantada,a minha proposta de solução é que as maiores Instâncias da
Educação a nível Federal, juntamente aos Estados e Municípios, a prática de uma PréMatrícula
no final do 2ºb imestre do ano letivo , num intuito de fazer levantamento de numero de alunos e no 4º bimestre dá entrada nos documentos de licitação,pois já iniciaria o ano letivo com transporte escolar.
Finalizo esse trabalho pedagógico e conclusivo,relatando que as investigações são escritas a
partir de fatos reais vivividas na Escola Antonio José de Santana,Sítio Tamanduá, que pleteia uma aquisição de uma linha de transporte a mais de ano e ainda não foi atendida.Os dados apresentados em números referente ao municipio e ao Estado,foi coletado com um dos grupos residentes na Sede.

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